quarta-feira, 14 de março de 2012

Salvador de Pátria nos dias mais esfomeados - Semente de Chia!!



Olááá!

Como prometido ontem hoje eu vim falar sobre a semente de Chia, que é o meu alimento salvador de pátria nos dias que acordo mais esfomeada... Não uso todos os dias, pois ela me tira muito a fome, mas essa semana estou com o bichinho comilão atacado, então usei todos os dias...

Achei vários artigos super legais, então fiz um mix deles, assim que terminar coloco as fontes, afinal não quero cometer crimes... Rsssss


"A queridinha da vez é a semente de chia, encontrada no sul do México. Entre tantos benefícios, ela é capaz de auxiliar na perda de peso, na prevenção da diabetes e doenças cardiovasculares.

Segundo a nutricionista Thais Souza, da Rede Mundo Verde, essa semente era muito utilizada pelos astecas, mexicanos e habitantes do Sul da Califórnia e do Arizona como suplemento alimentar para aumentar a resistência, a energia e a força necessária sob condições extremas como o calor intenso, a escassez de água e alimentos.

Fibra

“A semente de chia apresenta alto teor de fibras, nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo. As fibras apresentam a capacidade de promover saciedade, pois em contato com líquido no interior do estômago formam uma espécie de “gel” que dilata o estômago”, conta a nutricionista.

Estudos apontam que o consumo da chia pode auxiliar na perda de peso, pois auxilia na redução do apetite. Além disso, a formação desse “gel” aumenta o volume do bolo fecal, facilitando a eliminação das fezes e melhorando o funcionamento do intestino. O “gel” formado pela fibra em contato com líquido auxilia ainda no tratamento e prevenção de doenças como diabetes e doenças cardiovasculares. Parte da glicose e gordura em excesso permanecem retidos na fibra, sendo eliminados através das fezes.

Proteína

“Outra característica é que a semente apresenta maior teor de proteína quando comparada a outros cereais como o milho, o arroz, a aveia, a cevada e o trigo. Por isso, o consumo da chia pode beneficiar vegetarianos, pois complementa o fornecimento deste nutriente na dieta”, afirma.

A chia pode ser utilizada na alimentação de crianças, adolescentes e gestantes, por ter nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento. Praticantes de atividades físicas também podem se beneficiar do consumo desta semente, já que estes indivíduos necessitam de maior aporte protéico quando comparados a indivíduos sedentários.

Vitamina e Minerais

Chia é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, de minerais como: cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre. “Por ser boa fonte de cálcio é uma excelente opção para aqueles que apresentam osteopenia e osteoporose. Para crianças e gestantes, o cálcio é importante para a formação da massa óssea”, explica Thais.

Antioxidantes

Os radicais livres são produzidos diariamente em nosso organismo, durante a respiração, digestão dos alimentos, exposição à poluição, dentre outros. Os radicais livres podem danificar as células levando desde envelhecimento precoce até doenças como câncer. Os antioxidantes são capazes de bloquear o efeito prejudicial dos radicais livres. A maioria dos antioxidantes são encontrados em alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, legumes e cereais integrais. Importantes antioxidantes encontrados nas sementes de chia são o ácido caféico e ácido clorogênico. Estudos indicam que o consumo de altos níveis de alimentos e bebidas ricos em compostos antioxidantes podem proteger contra doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Outro nutriente identificado na composição da chia é o ômega 3, conforme a nutricionista. Ela recomenda 2 colheres de sopa por dia para que a pessoa reduza os níveis de triglicérides

Consumo diário

O consumo da chia traz muitos benefícios às pessoas. Ajuda o bom funcionamento do organismo e evita doenças crônicas, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, melhora a pressão e até ajuda a emagrecer, segundo Karin. “Só que para você receber todos esses benefícios a sua dieta tem que estar equilibrada”, diz.

A semente e o óleo de chia podem ser encontrados em casas de produtos naturais. O grão pode ser consumido com frutas, sucos, vitaminas, ou ainda em receitas de bolos, pães e farofas.

Devem ser consumidas entre duas e quatro colheres de sopa da semente e/ou duas colheres de sopa de óleo de chia por dia."

Fonte: 
http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/10/nutricionista-fala-sobre-nutrientes-e-beneficios-da-semente-de-chia.html 
http://cristianaarcangeli.com.br/saude-e-nutricao/semente-de-chia-elimina-gordura-e-traz-beneficios-para-saude/

Hoje eu comi a chia na minha vitamina de banana de café da manhã... Fica beeemmm gostosinho! =D

A vitamina tinha leite desnatado, uma colher de semente de chia, uma colher de farofa de fibras e 2 bananas...  E o melhor de tudo a chia corta muito a fome e melhora muitooo o funcionamento do intestino... É carinho, mas vale muitooo a pena... Recomendo!

Outras refeições!!!

Lanche da tarde de ontem (que deve ser o de hoje tb... 1/2 abacate amassadinho com adoçante e 2 caps de ômega 3)... É pra quem não suportava abacate hoje não vivo sem!

Almoço de hoje: 4 col de inhame com legumes cozidos e frango assado... Bommmmm....

É isso morecos! Sexta vou tirar fotinhas na gym pra vcs conhecerem as 2 pessoas que mais me aturam meu treinador Fábio e a fofissíma recepcionista da academia a Laryssa!

Vamo que vamo que só faltam 330 dias!!!!

2 comentários:

  1. Ja consumo CHIA desde Janeiro e olha vou te falar vale a pena! Só não consigo come-la pura! Eu sempre coloco noprato junto com a comida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale sim Jana! Eu tava tomando direto, mas ela me tirava MUITOO a fome... Ai não dava pra consumir tds os dias... Além dela dar um up absurdo no funcionamento do intestino!
      Obrigada pela visita! =D

      Excluir